Caríssimos flutterianos e flutterianas, nas aulas passadas conhecemos o Flutter e a linguagem Dart e agora chegou a hora de prepararmos o ambiente para começar a diversão! Vou apresentar aqui como você realizará essa missão caso utilize o Windows como sistema operacional. Vou me basear nas informações contidas no site oficial do Flutter. Iremos instalar o Flutter e uma IDE para que possamos escrever o nosso código.
Antes de começar, é preciso preencher os requisitos básicos que são:
- Sistema Operacional: Windows 7 SP1 ou superior (64-bit)
- 400 MB de espaço em disco
- PowerShell 5.0 ou superior (provavelmente já veio com o Windows)
- Git para Windows
A instalação do Git é muito simples. Basta baixar e dar next (próximo) em todas as telas, após executar o instalador. No momento, não é necessário que você saiba o que é o Git, portanto, irei explicar em um outro momento.
Segue o passo a passo:
1) Agora vamos baixar o seguinte arquivo: flutter_windows_v0.9.4-beta.zip (esse link talvez não funcione mais caso mude a versão do Flutter, então você deve ir atrás do link no site oficial do Flutter).
2) Após baixar o arquivo, vamos criar uma pasta chamada src na raiz do Windows: C:\src\. Você pode dar qualquer nome a essa pasta, apenas segui o exemplo do site oficial. Então descompacte o arquivo que você baixou na pasta que você acaba de criar: C:\src\flutter.
3) Dê duplo-clique no arquivo "flutter_console.bat" que se encontra dentre os arquivos que você descompactou.
4) Digite "flutter doctor" no prompt do Flutter Console para que possa ser feita uma análise do que ainda falta fazer para podermos usar o Flutter.
5) No meu caso, o Flutter Console informou que eu precisava instalar o Android SDK. Então ele me orientou a instalar o Android Studio que é uma IDE para programar em Flutter e que ao mesmo tempo também trata de instalar o Android SDK. Além disso, o Flutter Console informou que não temos tenho dispositivo conectado e disponível para rodarmos os nossos aplicativos. Então precisamos basicamente resolver dois problemas: instalar o Android SDK por meio do Android Studio e também tornar o nosso celular apto a ser debugado.
6) Baixe o Android Studio clicando aqui. Instale-o e depois abra-o. Aceite sempre as opções padrão e baixe arquivos sempre que o Android Studio sugerir. Vai ser bem demorado dependendo da velocidade de sua internet.
7) Depois de instalar tudo, o Flutter Console disse que era necessário aceitar a licença do Android e instalar os plugins do Flutter e do Dart no Android Studio. Para aceitar a licença basta digitar no Flutter Console: "flutter doctor --android-licenses". Depois diga sim (y) para tudo.
8) Vá na opção de plugins do Android Studio e instale os plugins do Flutter e do Dart. Na tela inicial do Android Studio basta ir em Configure > Plugins. Veja as imagens a seguir:
9) Se você instalar o plugin do Flutter, automaticamente o Android Studio sugere a instalação do plugin do Dart também. Depois de instalar todos os plugins. Só vai ficar faltando deixar seu celular no modo desenvolvedor e conectá-lo ao computador, assim o flutter doctor vai verificar que tudo está correto e que não faltará nada mais para começarmos a programar. Veja, por exemplo, no site TechTudo, como fazer para habilitar seu celular para funcionar no modo desenvolvedor/ativar a depuração USB do seu dispositivo.
10) Quando tudo estiver correto, o comando "flutter doctor" mostrará um relatório parecido com esse:
11) Caso você queira rodar os comandos do Flutter em prompt de comando comum do Windows, basta adicionar o caminho do executável do Flutter como variável de ambiente PATH. No Windows 10, vá em Painel de Controle > Contas de Usuário > Contas de Usuário e clique em "Alterar as variáveis do meu ambiente".
12) Procure por "Path" e acrescente o caminho completo até chegar na pasta bin do flutter que foi recentemente instalado como mais um valor de "Path" separado por ponto e vírgula. Em nosso exemplo, acrescentaríamos: C:\src\flutter\bin.
Vou ficando por aqui. Caso tenha alguma dúvida, pergunte nos comentários deste post que eu lhe responderei o mais rápido possível. Na próxima aula iremos criar o nosso primeiro app. Até a próxima!
Antes de começar, é preciso preencher os requisitos básicos que são:
- Sistema Operacional: Windows 7 SP1 ou superior (64-bit)
- 400 MB de espaço em disco
- PowerShell 5.0 ou superior (provavelmente já veio com o Windows)
- Git para Windows
A instalação do Git é muito simples. Basta baixar e dar next (próximo) em todas as telas, após executar o instalador. No momento, não é necessário que você saiba o que é o Git, portanto, irei explicar em um outro momento.
Segue o passo a passo:
1) Agora vamos baixar o seguinte arquivo: flutter_windows_v0.9.4-beta.zip (esse link talvez não funcione mais caso mude a versão do Flutter, então você deve ir atrás do link no site oficial do Flutter).
2) Após baixar o arquivo, vamos criar uma pasta chamada src na raiz do Windows: C:\src\. Você pode dar qualquer nome a essa pasta, apenas segui o exemplo do site oficial. Então descompacte o arquivo que você baixou na pasta que você acaba de criar: C:\src\flutter.
3) Dê duplo-clique no arquivo "flutter_console.bat" que se encontra dentre os arquivos que você descompactou.
4) Digite "flutter doctor" no prompt do Flutter Console para que possa ser feita uma análise do que ainda falta fazer para podermos usar o Flutter.
5) No meu caso, o Flutter Console informou que eu precisava instalar o Android SDK. Então ele me orientou a instalar o Android Studio que é uma IDE para programar em Flutter e que ao mesmo tempo também trata de instalar o Android SDK. Além disso, o Flutter Console informou que não temos tenho dispositivo conectado e disponível para rodarmos os nossos aplicativos. Então precisamos basicamente resolver dois problemas: instalar o Android SDK por meio do Android Studio e também tornar o nosso celular apto a ser debugado.
6) Baixe o Android Studio clicando aqui. Instale-o e depois abra-o. Aceite sempre as opções padrão e baixe arquivos sempre que o Android Studio sugerir. Vai ser bem demorado dependendo da velocidade de sua internet.
7) Depois de instalar tudo, o Flutter Console disse que era necessário aceitar a licença do Android e instalar os plugins do Flutter e do Dart no Android Studio. Para aceitar a licença basta digitar no Flutter Console: "flutter doctor --android-licenses". Depois diga sim (y) para tudo.
8) Vá na opção de plugins do Android Studio e instale os plugins do Flutter e do Dart. Na tela inicial do Android Studio basta ir em Configure > Plugins. Veja as imagens a seguir:
![]() |
Acessando a tela de Plugins |
![]() |
Adicionando o plugin do Flutter |
10) Quando tudo estiver correto, o comando "flutter doctor" mostrará um relatório parecido com esse:
11) Caso você queira rodar os comandos do Flutter em prompt de comando comum do Windows, basta adicionar o caminho do executável do Flutter como variável de ambiente PATH. No Windows 10, vá em Painel de Controle > Contas de Usuário > Contas de Usuário e clique em "Alterar as variáveis do meu ambiente".
12) Procure por "Path" e acrescente o caminho completo até chegar na pasta bin do flutter que foi recentemente instalado como mais um valor de "Path" separado por ponto e vírgula. Em nosso exemplo, acrescentaríamos: C:\src\flutter\bin.
Vou ficando por aqui. Caso tenha alguma dúvida, pergunte nos comentários deste post que eu lhe responderei o mais rápido possível. Na próxima aula iremos criar o nosso primeiro app. Até a próxima!
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