Pular para o conteúdo principal

Curso Flutter | Aula 0 | Sobre o Curso

Resultado de imagem para flutter
Fala galera! Me chamo Raul, tenho experiência com programação para Android usando Java e Kotlin. Como gostei bastante do novo SDK lançado pela Google para criar aplicativos para Android e iOS utilizando apenas um único código, resolvi aprender Flutter! Como sei que a melhor forma de aprender é ensinando, resolvi criar este curso.

No exato momento em que escrevo esta postagem, ainda não sei nada de Flutter! Minha intenção é ir aprendendo e ir montando o curso à medida em que evoluo. Portanto, meu objetivo inicial aqui será organizar as ideias de como o curso será montado: quais tópicos serão abordado e por quais meios eles serão passados.

O curso de Flutter a que proponho fazer será compartilhado gratuitamente de duas maneira: por este blog de maneira escrita e por vídeos no Youtube. Um meio complementará o outro. Além disso, o curso terá as seguintes aulas:

Aula 1.0 - O que é e quais as características principais do Flutter?
Aula 2.0 - Conhecendo a linguagem Dart
Aula 3.0 - Instalando o Flutter e Preparando o Ambiente
Aula 4.0 - Hello World em Flutter com Android Studio
Aula 4.1 - Hello World em Flutter com VS Code
Aula 5.0 - Analisando o Hello World padrão do Flutter (em elaboração)
Aula 6.0 - Fazendo um CRUD em Flutter (em elaboração)
Aula 7.0 - Fazendo persistência local (em elaboração)
Aula 8.0 - Consumindo APIs em Flutter (em elaboração)

Essas aulas poderão conter uma ou mais partes e elas poderão sofrer modificação à medida que meu conhecimento sobre o assunto for aumentando. Caso queiram dar sugestões, sintam-se à vontade para entrar em contato.

Abraço e até à aula 1!

Comentários

  1. Excelente ideia parabéns, não pare você vai ajudar muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Atualmente estou um pouco parado no estudo do Flutter, mas, quando eu voltar, irei continuar o curso. Abraço!

      Excluir
  2. Boa iniciativa cara, como iniciante vou aproveitar a tua experiência e acrescentar alguma coisa na bagagem estou contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Se precisar de ajuda, basta comentar por aqui :)

      Excluir
  3. Ainda não vais começar os códigos ,estamos a espera amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente tenho trabalhado mais com javascript. Tenho que me planejar para continuar o curso aqui no blog. Seu comentário me dá mais forças para continuar. Obrigado! :)

      Excluir
  4. Tenho ouvido que o flutter e dart pode ser utilizado para programação web e desktop,para além do mobile , isto seria muito bom um código para tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Só testei Flutter para mobile, mas já vi uma aplicação desktop feita em Flutter. Seria muito bom ter um único código para tudo. Abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Neste momento eu também estou a fazer o curso da udemy desenvolvimento web completo do jamilton damasceno é um ótimo curso abrange várias tecnologias, super recomendo, no entanto quando eu termina-lo ja tenho comprado o desenvolvimento com fluter e dart do mesmo autor que sabe podemos partilhar alguma coisa depois , abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem alguns cursos gratuitos na udemy de Flutter ( https://raulfmiranda.blogspot.com/2018/11/cursos-gratuitos-flutter-dart-gratis.html ). Mas a maioria é em inglês.

      Excluir
  9. Neste momento eu também estou a fazer o curso da udemy desenvolvimento web completo do jamilton damasceno é um ótimo curso abrange várias tecnologias, super recomendo, no entanto quando eu termina-lo ja tenho comprado o desenvolvimento com fluter e dart do mesmo autor que sabe podemos partilhar alguma coisa depois , abraço..

    ResponderExcluir
  10. Por acaso encontrei um curso gratis de fluter mas é bem básico ,embora para quem não sabe nada de fluter como eu ja ė mão na roda. Cara não sei se podes ajudar-me mas sempre eu faço um comentário ele fica registrado varias vezes , se tens uma ideia de o que pode ser agradecia muito. Bons estudos a todos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos Gratuitos de Flutter e Dart

Aqui você encontrará um repositório de cursos de Flutter e Dart gratuitos. A maioria dos cursos são em inglês. Cheguei a encontrar cursos gratuitos de Flutter em alemão na udemy, mas preferi não colocar nesta lista. Caso tenha mais sugestões de cursos gratuitos, por favor, escreva nos comentários deste post, que em breve acrescentarei a lista. Vamos estudar Flutter galera! ;)

Build Native Mobile Apps with Flutter by Google (inglês)
https://www.udacity.com/course/ud905

Dart Academy Boot Camp (inglês)
https://da-bootcamp.firebaseapp.com/?course=start_programming_dart

The Complete Flutter App Development Course for Android, iOS (inglês)
https://www.udemy.com/the-complete-flutter-app-development-course-for-android-ios/

Meu mini-curso (português)
http://raulfmiranda.blogspot.com/2018/10/curso-flutter-sobre-curso.html

Flutter Crash Course (inglês)
https://fluttercrashcourse.com/

Learn Flutter - Beginners Course (inglês)
https://www.udemy.com/learn-flutter-beginners-course/

FREE Flutter Beginner Tutoria…

Curso Flutter | Aula 2 | Conhecendo a linguagem Dart

Fala Flutteriano(a)! Na aula anterior conhecemos um pouco de Flutter e suas características. Desta vez iremos ser apresentados ao Dart, que é a linguagem de programação usada no Flutter. Ela foi inicialmente criada para Web e o seu objetivo era se tornar uma linguagem capaz de rodar em qualquer lugar, seja no client-side seja no server-side e, agora, em mobiles para Android e iOS. O objetivo era substituir o javascript e tornar tudo mais simples para o desenvolvedor. Veja essa palestra caso queira entender melhor a filosofia por trás de sua criação:


 Aqui vão algumas características da Dart:
Sua sintaxe é C-like, portanto, se você já programou em Java, C# ou Javascript, você aprenderá a linguagem rapidamente;É orientada a objetos, logo tem classes, herança, interfaces e etc;Assim como em Java, todos os objetos herdam da classe Object;É fortemente tipada como no Java, mas não é necessário colocar um tipo, pois Dart consegue inferir os tipos. Você pode usar 'var' em vez de um &#…